AULA Nº3

 


SLICE, REVOLVE, LOFT


    Na terceira aula foram realizados 3 exercícios, onde cada um se focou num comando especifico de modelação tridimensional de sólidos e planos, utilizamos como base o ficheiro da aula anterior.

    Começamos o primeiro exercício desenhando uma base quadrangular, com vértice nas coordenadas (100,50) e com lados de 5, com esta base criamos então um paralelepípedo, com uma altura de 15, isto utilizando o comando previamente aprendido, EXTRUDE, esta base terá um vértice correspondente ao centro do volume realizado na aula anterior.


    Foi nos introduzido então o comando SLICE, este comando permite seccionar objetos, no nosso caso vamos fatiar o nosso paralelepípedo em dois objetos diferentes. Para os voltar a juntar num objeto só, utilizamos o comando UNION.




        O segundo exercício teve então como foco principal o comando REVOLVE, este comando permite a construção de objetos tridimensionais á volta de um eixo central. Para demonstrar como este funciona utilizamos o Niteroi, do arquiteto Óscar Niemeyer.

    Utilizamos como base para este exercício uma imagem de um corte deste objeto arquitetónico.




. Inserimo-la no Autocad e através de certas XLINES auxiliares escalamos a imagem, para esta apresentar as dimensões reais do objeto. Já com o corte escalado, começamos a contornar as paredes exteriores e a vidraça ,presente no Niteroi, com PLINES , neste caso fizemos apenas de um dos lados, visto que o objeto é simétrico.



    Alteramos
também o valor das SURFTAB1, SURFTAB2 e ISOLINES para 24, isto permite que o nosso modelo tridimensional fique mais preciso e com uma melhor representação. Estes valores representam a quantidade de secções em que compõem o nosso objeto, e consequentemente o nível de pormenor que este tem.

    Tendo então a nossa base construída, podemos utilizar o comando REVOLVE para criar o nosso objeto tridimensionalmente, começamos por definir o eixo central e em torno deste fazemos uma rotação de 360º, para completar o objeto.




    Apesar do objeto se encontrar concluído, este continua deitado, por isso é necessário
 utilizar novamente o comando UCS, para que o plano vertical se torne no nosso plano de trabalho.

    Por fim aplicamos uma Rotação de 90º para cima, ao nosso objeto, para este se encontrar de pé, com o centro nas coordenadas (150,50).


    

     O exercício final desta aula focou-se no comando Loft, este permite-nos criar superfícies e sólidos tridimensionais tendo como base retas ou formas.

    Começamos por desenhar um conjunto de círculos e pentágonos, através de comandos previamente usados, todos de centro nas coordenadas (200,50), que seriam a nossa base para a realização deste exercício. Tendo então como base estes círculos e pentágonos, atribuímos a cada um deles elevações diferentes, entre 0 a 100 de altura.








  Já com as formas organizadas nas suas diferentes alturas, aplicamos o comando LOFT, criando uma superfície
 tridimensional.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA Nº12

AULA Nº11

AULA Nº7