AULA Nº3
SLICE, REVOLVE, LOFT
Na terceira aula foram realizados 3 exercícios, onde cada um se focou num comando especifico de modelação tridimensional de sólidos e planos, utilizamos como base o ficheiro da aula anterior.
Começamos o primeiro exercício desenhando uma base quadrangular, com vértice nas coordenadas (100,50) e com lados de 5, com esta base criamos então um paralelepípedo, com uma altura de 15, isto utilizando o comando previamente aprendido, EXTRUDE, esta base terá um vértice correspondente ao centro do volume realizado na aula anterior.
Foi nos introduzido então o comando SLICE, este comando permite seccionar objetos, no nosso caso vamos fatiar o nosso paralelepípedo em dois objetos diferentes. Para os voltar a juntar num objeto só, utilizamos o comando UNION.
O segundo exercício teve então como foco principal o comando REVOLVE, este comando permite a construção de objetos tridimensionais á volta de um eixo central. Para demonstrar como este funciona utilizamos o Niteroi, do arquiteto Óscar Niemeyer.
Utilizamos como base para este exercício uma imagem de um corte deste objeto arquitetónico.
. Inserimo-la no Autocad e através de certas XLINES auxiliares escalamos a imagem, para esta apresentar as dimensões reais do objeto. Já com o corte escalado, começamos a contornar as paredes exteriores e a vidraça ,presente no Niteroi, com PLINES , neste caso fizemos apenas de um dos lados, visto que o objeto é simétrico.
Tendo então a nossa base construída, podemos utilizar o comando REVOLVE para criar o nosso objeto tridimensionalmente, começamos por definir o eixo central e em torno deste fazemos uma rotação de 360º, para completar o objeto.
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Apesar do objeto se encontrar concluído, este continua deitado, por isso é necessário
utilizar novamente o comando UCS, para que o plano vertical se torne no nosso plano de trabalho.
Por fim aplicamos uma Rotação de 90º para cima, ao nosso objeto, para este se encontrar de pé, com o centro nas coordenadas (150,50).
O exercício final desta aula focou-se no comando Loft, este permite-nos criar superfícies e sólidos tridimensionais tendo como base retas ou formas.
Começamos por desenhar um conjunto de círculos e pentágonos, através de comandos previamente usados, todos de centro nas coordenadas (200,50), que seriam a nossa base para a realização deste exercício. Tendo então como base estes círculos e pentágonos, atribuímos a cada um deles elevações diferentes, entre 0 a 100 de altura.
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