AULA Nº4
LOFT, SWEEP
Esta aula teve então o objetivo de aprofundar o comando LOFT, utilizado na aula passada, e lecionar o comando SWEEP.
Começámos então por realizar o nosso objeto base, através de um retângulo inicial e utilizando comando previamente lecionados, como o OFFSET e o FILLET.
.png)
Através do comando MIRROR, multiplicamos o objeto criando assim uma forma de "cruz". Depois disto afastamos os nossos objetos 5 do centro da nossa cruz.
Multiplicamos agora novamente cada lado da nossa cruz e afastamos 25 do centro da figura.
Agora, recorrendo aos comandos ELLIPSE e MEASURE modificamos o nosso pórtico de baixo, criando um arco, e utilizando o STRECHT modificamos os restantes objetos exteriores da figura, criando assim uma figura base mais complexa.
Já concluída a nossa base, podemos então iniciar o rebatimento da mesma. O primeiro passo é utilizar o comando UCS, para mudar o plano em que estamos a trabalhar, de seguida, utilizamos o comando ROTATE para efetivamente levantar os nossos objetos
Já com os nosso pórticos rebatidos, agora podemos utilizar o comando LOFT para unir os nossos objetos retangulares, criando uma superfície simples com apenas poucas linhas.
Agora utilizando o nosso arco, podemos criar uma superfície mais orgânica e mais complexa.
Começámos por multiplicar o nosso arco 5 vezes, criando vários pórticos, com espaçamentos iguais entre sim, e utilizando o comando SCALE, atribuímos diferentes escalas aos nossos pórticos.
Criámos assim esta forma de túnel com vários pórticos. Agora sim, podemos utilizar o comando LOFT para unir estes arcos, criando uma superfície orgânica e mais complexa.
Passamos agora para o comando SWEEP. Este comando permite-nos criar uma superfície continua, utilizando uma linha guia e uma forma base para esta superfície.
Começámos por criar então a nossa linha guia, através de uma POLYLINE irregular, que depois editamos criando uma SPLINE, isto é, uma POLYLINE curvilínea.
Já com a nossa linha guia criada, vamos agora criar a nossa forma base, começámos por desenhar esta, no plano horizontal e utilizando o comando UCS, e depois o comando ROTATE para rebater esta figura. Após o rebatimento desta, movemos a nossa figura para a ponta da nossa guia, colocando-as perpendicularmente entre si.
Por fim aplicamos o comando SWEEP, temos uma "fachada" continua.
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
Comentários
Postar um comentário