AULA Nº4


LOFT, SWEEP


Esta aula teve então o objetivo de aprofundar o comando LOFT, utilizado na aula passada, e lecionar o comando SWEEP.

Começámos então por realizar o nosso objeto base, através de um retângulo inicial e utilizando comando previamente lecionados, como o OFFSET e o FILLET.



Através do comando MIRROR, multiplicamos o objeto criando assim uma forma de "cruz". Depois disto afastamos os nossos objetos 5 do centro da nossa cruz.




Multiplicamos agora novamente cada lado da nossa cruz e afastamos 25 do centro da figura.


Agora, recorrendo aos comandos ELLIPSE e MEASURE modificamos o nosso pórtico de baixo, criando um arco, e utilizando o STRECHT modificamos os restantes objetos exteriores da figura, criando assim uma figura base mais complexa.







Já concluída a nossa base, podemos então iniciar o rebatimento da mesma. O primeiro passo é utilizar o comando UCS, para mudar o plano em que estamos a trabalhar, de seguida, utilizamos o comando ROTATE para efetivamente levantar os nossos objetos




Já com os nosso pórticos rebatidos, agora podemos utilizar o comando LOFT para unir os nossos objetos retangulares, criando uma superfície simples com apenas poucas linhas.
Agora utilizando o nosso arco, podemos criar uma superfície mais orgânica e mais complexa.
Começámos por multiplicar o nosso arco 5 vezes, criando vários pórticos, com espaçamentos iguais entre sim, e utilizando o comando SCALE, atribuímos diferentes escalas aos nossos pórticos.



Criámos assim esta forma de túnel com vários pórticos. Agora sim, podemos utilizar o comando LOFT para unir estes arcos, criando uma superfície orgânica e mais complexa.




Passamos agora para o comando SWEEP. Este comando permite-nos criar uma superfície continua, utilizando uma linha guia e uma forma base para esta superfície.
Começámos por criar então a nossa linha guia, através de uma POLYLINE irregular, que depois editamos criando uma SPLINE, isto é, uma POLYLINE curvilínea.


Já com a nossa linha guia criada, vamos agora criar a nossa forma base, começámos por desenhar esta, no plano horizontal e utilizando o comando UCS, e depois o comando ROTATE para rebater esta figura. Após o rebatimento desta, movemos a nossa figura para a ponta da nossa guia, colocando-as perpendicularmente entre si.



Por fim aplicamos o comando SWEEP, temos uma "fachada" continua.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA Nº12

AULA Nº11

AULA Nº7