AULA Nº5

 


MODELAR DO TERRENO DE PROJETO


Na quinta aula tivemos então como objetivo principal realizar uma modelação tridimensional do terreno em estudo na Unidade Curricular de Projeto. Efetuamos uma modelação simples do terreno, tivemos como foco principal modelar as estradas que circundam o nosso terreno.

O primeiro passo é então organizar o nosso pensamento em varias Layers. Criando Layers para , área do terreno, ,arvores ,asfalto, áreas verdes, estacionamento, mobiliário urbano, passeios e edifícios envolventes.

Para começarmos a modelar o nosso terreno temos de utilizar as curvas de nível que nos são dadas, no entanto, estas no entanto encontram-se "separadas" do restante desenho, dificultando o nosso processo, por isso utilizamos o comando LAYISO para isolar apenas as layers importantes ao nosso trabalho.

Seguidamente alteramos as SURFTABS 1 e 2  e o RULESURF e utilizando o comando MEASURE obtemos vários pontos ao longo das nossas curvas de nível.

Fizemos então download de um ficheiro DTM, que através do comando APPLOAD descarregamos para o Autocad, este ficheiro permitiu-nos então criar vários planos através dos pontos que tínhamos criado anteriormente, realizando uma pequena modelação do nosso terreno.








Na segunda parte da aula o objetivo foi modelar as estradas circundantes a nossa zona de intervenção. Para isto começámos por inserir polylines auxiliares, perpendiculares à estrada e colocamo-las as cotas indicadas, alterando a sua Elevation.

 


Tendo as linhas auxiliares, utilizamos o comando 3DFACE, na layer asfalto, para realizar a estrada, "cosendo-a" cota a cota. 





Em certos casos torna-se mais fácil utilizar comando REGION, como é o caso do cruzamento de estrada que tivemos de realizar, visto que este estava todo a mesma cota e tinha mais do que quatro pontos, o comando 3DFACE seria mais complicado de utilizar.




Através destes dois comandos conseguimos realizar tridimensionalmente as estradas circundantes a nossa zona de intervenção.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA Nº12

AULA Nº11

AULA Nº7